17 de jan. de 2014

Google Glass e a Cirurgia - possibilidades e fatos concretos



Google Glass e a Medicina pelo blog Academia Médica do Dr. Fernando Carbonieri, fala das possibilidades de uso na medicina, como acesso a exames em cirurgias, auxílio aos profissionais de homecare, atendimento pré-hospitalar e muito mais.



A revolução do Google Glass na Medicina do blog Médico Nerd, Dra. Anna Carolina Batista fala do que é a tecnologia, como pode ser usada na medicina, com bons exemplos de quem já experimentou.

Dr. Miguel Pedroso transmite em tempo real uma colectomia videolaparoscópica no hospital São Camilo (Salto - SP)
Médico usa Google Glass para realizar cirurgia em hospital de Salto: A cirurgia foi transmitida em tempo real e vista por médicos que acompanhavam a cirurgia em uma sala anexa do hospital. “Estamos em fase de testes. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo que obedeça ao comando de voz para a exibição de um videoatlas para o cirurgião que realiza a operação e, simultaneamente, faça a transmissão de imagens da cirurgia para outros médicos conectados ao sistema”, diz Miguel.


Christopher Kaeding é cirurgião ortopédico da Universidade Wexner Medical Center de Ohio grava todas as suas cirurgias
Este médico usa o Google Glass para gravar todas as suas cirurgias: o intuito é transmitir as cirurgias para que estudantes possam acompanhar remotamente. Ele foi um dos escolhidos para participar do Google Glass Project, que entregou os primeiros aparelhos para algumas pessoas que pudesse pensar novas formas de utilização.



Google Glass’ abilities excite surgeons: Ciriurgiáo Plástico, Dr. Anil Shah: "Uma vantagem imediata é manter meus olhos sempre em minha paciente. Não tenho que mover constantemente a cabeça para cima e para baixo, olhando para uma MRI ou raios- X ou uma imagem de 'antes e depois' na minha tela." Ele continua: "Outra vantagem é que pode se comunicar diretamente da sala de cirurgia com os amigos de um paciente ou familiares e dizer-lhes o que está acontecendo." Além disso ele ainda vê vantagens médico-legais, principalemnte na documentação de comentos críticos durante o procedimento cirúrgico.



Experience the future of wearable technology - Philips Healthcare: Imagine um dispositivo que permita aos cirurgiões controlar simultaneamente os sinais vitais de um paciente e reagir às mudanças - sem ter que tirar os olhos do procedimento ou paciente. 

Já imaginou e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário