30 de jun. de 2009

Telemedicina

Telemedicina:

  • A telemedicina consiste na aplicação dos computadores e das telecomunicações à prática médica (remota e local), ao processo de ensino-aprendizagem e à investigação científica na área das ciências médicas.

Âmbitos:

  • Telemonitoramento: O telemonitoramento permite aos familiares que através de videoconferência, acompanhem um paciente durante o seu internamento, ou que por exemplo, as mães vejam os seus bebês prematuros enquanto estão internados na UTI neonatal. (HealthPal)
  • Teleconsulta:Através da teleconsulta o profissional de saúde consulta o paciente através de teleconferência, videoconferência, webconferência (com o recurso a uma câmara e monitor de vídeo e se necessário ligação à internet) e utilizando eventualmente alguns periféricos para a transferência de documentos tais como resultados de exames, fotos, etc.
  • Telediagnóstico: O envio remoto de sinais e imagens médicas, dados laboratoriais e outras informações de um paciente, auxilia o diagnóstico do paciente a distancia. (Picture Archiving and Communications System )
  • Teleatendimento: Utiliza a comunicação a distância entre o paciente e o serviço médico para orientação médica, agendar consultas, conseguir informações sobre o serviço, internamento, transferências ou ainda dados relativos a uma determinada patologia, etc..
  • Telecirurgia: Cirurgia robótica (Da Vinci e Catherine Mohr)

Um comentário:

  1. Olá comecei acompanhar (feed) seu blog a poucos dias,parabéns pela qualidade do trabalho.
    Acabei de fazer uma postagem citando seu blog.
    Cidio
    http://foradoponto.blogspot.com

    ResponderExcluir