6 de dez. de 2009

Projeto do “Teste do Olhinho”, do PET-Medicina da UFC, é premiado pelo Ministério da Saúde

O Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como “Teste do Olhinho”*, é exame extremamente simples, mas capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como a catarata congênita e o glaucoma.
O projeto "Divulgação e Treinamento do Teste do Reflexo em Recém-Nascidos como Estratégia Política em Defesa da Saúde Ocular Infantil no Ceará", do PET-Medicina da UFC, coordenado pelo Prof. Pedro Jorge Caldas Magalhães, foi o vencedor do Prêmio Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, do Ministério da Saúde.Em sua oitava edição, o certame recebeu 455 inscrições para cinco categorias , dos quais 97 foram escolhidos como finalistas, e entre estes, os cinco vencedores.
O teste não é um método invasivo , sendo realizado apenas com um Oftalmoscópio Direto (equipamento portátil e de baixo custo), e constitui ação preventiva extremamente adequada, pois os exames de investigação são baratos, de fácil realização, requerem um tempo bastante curto (em média 15 segundos) e podem ser realizados pelo pediatra ou por qualquer integrante treinado da equipe multiprofissional de saúde.

Fonte: PETADM
* Teste do Olhinho
 Método: Este teste baseia-se na percepção do reflexo vermelho que aparece ao ser incidido um feixe de luz sob a superfície retiniana. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pelo orifício pupilar. Veja mais em Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica

Imagem: SBC

Um comentário: