24 de dez. de 2009

X Workshop de Informática Médica - WIM'2010

O X Workshop de Informática Médica (WIM´2010) tem como objetivo reunir, no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pesquisadores, estudantes, professores, empresários e profissionais interessados em Computação aplicada na área da Saúde. O WIM é o evento anual oficial da Comissão Especial de Computação Aplicada em Saúde (CE-CAS) da SBC.


O WIM´2010 será realizado como parte dos eventos do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), programado para ocorrer em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 20 a 23 de julho de 2010. Neste ano o grande tema do Congresso é “Computação Verde: Desafios Científicos e Tecnológicos”. Nesse sentido, pode-se pensar, propor e experimentar pesquisas sobre as relações entre saúde, natureza e computação, enfim, aplicar a computação na área da saúde sem agredir o meio ambiente.
Algumas vezes, a computação pode ser vista como uma solução para a sustentabilidade do meio ambiente. As inovações tecnológicas para o armazenamento de imagens, por exemplo, colaboram com a diminuição de
resíduos nocivos ao meio ambiente.

As atividades no WIM compreendem apresentação de artigos completos (trabalhos com resultados efetivos) e artigos resumidos (trabalhos em andamento), além de palestras convidadas e mesas-redondas. Durante o WIM ocorre também a reunião da Plenária da Comissão Especial de Computação Aplicada a Saúde (CE-CAS), momento em que os membros da comunidade podem opinar, sugerir e participar das atividades e discussões da Comissão Especial de Computação Aplicada a Saúde (CE-CAS), contribuindo com o crescimento desta área de pesquisa no país.

Chamada de Trabalhos

Convidamos autores da área a submeter artigos técnicos sobre pesquisa relacionada à Computação Aplicada à Saúde e/ou Informática Médica. A lista não exaustiva de tópicos de interesse associados às áreas de saúde
inclui:

  • Processamento de Imagens e Sinais
  • Realidade Virtual Aplicada a Saúde
  • Bioinformática
  • Telemedicina e Telessaúde
  • Sistemas de Informação em Saúde e PACS
  • Registro Eletrônico do Paciente
  • Sistemas de Apoio a Decisão em Saúde
  • Inteligência Artificial Aplicada a Saúde
  • Qualidade do Software Médico
  • Engenharia de Software aplicada a Saúde
  • Ontologias em Saúde
  • Computação Aplicada a Educação em Saúde

Os artigos são julgados por uma comissão formada por profissionais, pesquisadores e professores envolvidos com as áreas mencionadas. São aceitas submissões de dois tipos de trabalhos:
- Artigo Completo – trabalhos concluídos sobre pesquisas realizadas em um dos tópicos de interesse ou em outros tópicos relacionados a aplicações computacionais nas áreas da saúde. Esses trabalhos terão um
limite de até 10 páginas;
- Artigo Resumido – trabalhos ainda não concluídos, mas já com idéias relevantes a serem discutidas e resultados preliminares. Esses trabalhos terão um limite de até 4 páginas.

Deve ser utilizado o formato definido pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação(http://www.sbc.org.br/template).Porém, os artigos submetidos devem ser ANÔNIMOS, não contendo nomes, endereços, referências, ou outras informações que possam identificar seus autores. Todos os artigos devem estar no formato PDF e poderão ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

O WIM'2010 vai premiar o melhor artigo em cada uma das categorias:
Artigo Completo e Artigo Resumido.

Prazos Importantes:

Prazo final para a submissão de artigos: 8 de março de 2010
Notificação de aceitação: 19 de abril de 2010
Entrega da versão final: 17 de maio de 2010

A submissão será realizada através do sistema JEMS:

Organização:

Márcia Ito (LaPCiS/POS-CEETEPS) (Coordenadora Geral)
Alessandra A. Macedo (FFCLRP/USP) (Coordenadora do Comitê de Programa)

Steering Committee

Alessandra Alaniz Macedo – FFCLRP/USP
Artur Ziviani – LNCC
Claudio Giulliano Alves da Costa – SBIS
Fátima L. S. Nunes – EACH-USP
Lourdes Mattos Brasil – UCB
Márcia Ito – LaPCiS/POS-CEETEPS
Rosa Maria E. Moreira da Costa – UERJ
Saulo Bortolon – UFES

Comitê de Programa

(em formação)

Outras informações podem ser solicitadas no contato:


Fonte: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Email do editor: rsabbatini@yahoo.com
SBISNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário